Dia do Professor - 15 de Outubro


Olá pessoal!!!

Realmente eu não poderia deixar esse dia tão especial passar em branco... não só porque minha formação é em Pedagogia, mas porque tive e tenho professores muito especiais, maravilhosos!!!

O que é ser professor?

A escola (ou creche) é o primeiro lugar onde temos a oportunidade de conhecer melhor a vida em sociedade... Mesmo que tenhamos irmãos, atualmente é difícil que sejam mais de três e, com as várias crianças da escola e o professor, aprendemos que temos momentos mais adequados para fazer determinadas coisas (hora de comer, de dormir, etc), que devemos esperar a nossa vez chegar, aprendemos a dividir, a escolher, ou seja, a viver em sociedade!

Depois, também aprendemos a ler, escrever, calcular; aprendemos a história do nosso mundo, do nosso país... Ou seja, aprendemos o conhecimento acumulado pela humanidade... Que honra!!!
No passado algumas pessoas precisaram "quebrar a cabeça" para descobrir fórmulas, desenvolver sistemas numéricos, formas de contagem de objetos e de tempo...
Hoje nós aprendemos por meio dos professores cada uma dessas conquistas do conhecimento humano!
É engraçado, quando se fala assim, que as pessoas não atribuam ao professor o valor que ele realmente tem, mas o que fazer se vivemos em um sistema que não deixa os professores voarem e trabalharem com suas asas plenamente abertas?
 

Gostaria que fosse mais importante que as pessoas viessem a aprender mais e melhor, só que não é... O interessante é que as pessoas sejam obrigadas a decorar tantas fórmulas, teorias e regras sem entendê-las, que tenham pavor da educação, aliás, que pensem que educação é isso!!!
Educação não é isso... a educação é muito mais bonita e mais profunda!
E o professor não está só na sala de aula, também está em nossas casas, igrejas, templos, acampamentos, grupos de amigos... Cada um ensina o que sabe e aprende muita coisa.

Considero que educação é "autonomia", é "aprender a aprender" e que cada professor deve trabalhar com esses objetivos em vista...
Sinto muito que alguns trabalhem apenas pelo salário, tenho pena de eles não saberem que o valor de um professor nunca poderá ser baseado em uma moeda!

Professores, não digo que não devemos lutar pelos nossos salários, ao contrário: devemos sim porque merecemos muito mais do que recebemos, mas esse não deve ser nosso maior objetivo.
Se fizermos bem nosso trabalho como EDUCADORES, estaremos plantando uma sociedade que pague ao professor um salário que, ao menos, lhe dê mais dignidade, mais consideração.

Agora volto ao início: O que é ser professor?
Aliás, gostaria de ressaltar que gosto da palavra "educador" e a razão já está explícita no texto todo!
Então, o que é ser educador?
Para mim "ser educador é aprender a maneira que o outro aprende, para, assim, acessar seu 'universo particular' e, a partir desta condição real, possibilitar que esse universo se torne cada vez mais amplo!" (Texto meu)

Gosto muito dessa minha definição e, com muito orgulho, sei que todos os educadores e professores que tive contribuíram significativamente para que fosse construída!

Parabéns a todos os professores e todas as professoras do mundo... Jamais haverá uma homenagem que possa ser suficiente para ilustrar o valor!

Feliz dia dos Professores - 15 de Outubro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...